sábado, 14 de janeiro de 2012

Palavras


“Para isto servem as palavras, para estabelecer laços entre as pessoas – e para criar beleza. Pelo que a elas devemos ser eternamente gratos”. (Moacyr Scliar)

Jesus não deixou quaisquer palavras escritas, mas suas palavras permanecem vivas até hoje, perpetuadas nos evangelhos, escritos por seus discípulos.

Para que sua mensagem de amor alcançasse a eternidade, Jesus falava por meio de parábolas. Dessa forma, de acordo com o contexto social e histórico em que as pessoas viviam e viveriam, elas poderiam ser interpretadas. Muitos são os significados atribuídos às suas palavras, e a partir desses significados as religiões foram criadas pelos homens. No entanto, embora cada um interprete as palavras conforme seus valores e saberes, a lei maior – do amor – não se perdeu.

Podemos perceber tão poderosa e necessária é a palavra, pois é por meio dela que adquirimos conhecimento. Por meio do conhecimento e da experiência ganhamos sabedoria.  É sábio aquele que usar a palavra com humildade, como Jesus nos ensinou.

Hoje nos formamos professores e podemos seguir os ensinamentos do Mestre Jesus em nossa tarefa de ensinar e educar. Fazendo com amor o trabalho que nos propusermos a executar, procurando respeitar o próximo com suas particularidades e necessidades. Confiantes no Mestre, esperamos saber ser pacientes e tolerantes nas horas difíceis, e que o orgulho não nos transforme em pessoas egoístas e prepotentes.

A ferramenta no nosso trabalho, a partir de hoje, será a palavra. Com ela poderemos contribuir para um mundo melhor. Somemos a ela o amor de Cristo para sairmos vitoriosos em nossa jornada futura!

Maria do Rosário



Nenhum comentário:

Postar um comentário